Colaboração entre instituições eleva padrões de segurança e reduz infecções hospitalares no atendimento pelo SUS.
Com grande satisfação, o Hospital Nossa Senhora das Graças celebra sua participação no projeto Saúde em Nossas Mãos, uma parceria estratégica com o Hospital Sírio-Libanês. O objetivo principal é a redução em 50% das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) no CTI adulto, reforçando o compromisso com a segurança do paciente e a excelência nos cuidados.
O projeto Saúde em Nossas Mãos é uma iniciativa do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). O projeto reforça o compromisso das instituições com a segurança do paciente e a excelência nos cuidados de saúde.
“Estamos transformando práticas, unindo esforços e fortalecendo uma cultura de prevenção e qualidade no atendimento aos nossos pacientes,” destaca Cinthia, Gerente de Qualidade, que também lidera as áreas de SCIH, DRG, SAC, NSP, NIR e EGA do hospital.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos países em desenvolvimento, 10 em cada 100 pacientes hospitalizados ficam expostos a infecções associadas a cuidados de saúde.
No Brasil, o cenário não é diferente: acredita-se que cerca de 70% dos danos registrados nos hospitais do país são evitáveis.
Assim, o Ministério da Saúde (MS) instituiu, em 2013, o
Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que contribui para a qualificação do cuidado nos estabelecimentos de saúde públicos e privados.
Saúde em Nossas Mãos: Transformando o cuidado nas UTIs
O projeto Saúde em Nossas Mãos foi desenvolvido pelos hospitais PROADI-SUS em conjunto com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Seu principal objetivo é a redução de infecções associadas a dispositivos invasivos em 300 UTIs de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil no triênio 2024-2026.
Números do projeto:
o Infecção primária de corrente sanguínea laboratorialmente confirmada (IPCSL)
o Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV)
o Infecção do trato urinário associada a cateter vesical (ITU-AC)
Metodologia aplicada
O projeto utiliza o Modelo de Melhoria, desenvolvido pelo Institute of Healthcare Improvement (IHI), para garantir a eficácia na implementação de boas práticas. O processo é realizado em pequenas escalas iniciais, com aprendizagem contínua e adaptação, sendo posteriormente expandido para todas as unidades participantes.
Como funciona?
o Número de vidas salvas
o Redução de custos ao SUS
o Hospitais públicos ou filantrópicos com pelo menos 100 leitos ativos.
o Mínimo de 10 leitos de UTI adulto ou pediátrico.
o Compromisso com a formação de equipes dedicadas ao projeto.
Impacto esperado
Ao final do projeto, o Saúde em Nossas Mãos terá contribuído não apenas para a redução de infecções hospitalares, mas também para a consolidação de uma cultura organizacional voltada à segurança do paciente e à excelência assistencial em todo o Brasil. Entre os principais resultados esperados estão:
Com iniciativas assim, o Hospital Nossa Senhora das Graças segue reafirmando seu compromisso com a inovação e a qualidade no atendimento à saúde, contribuindo diretamente para o fortalecimento do SUS.
“Com a união de esforços, estamos implementando uma verdadeira revolução na forma de cuidar dos nossos pacientes. Este projeto é mais uma prova de que a excelência no atendimento e a segurança do paciente caminham juntas no Hospital Nossa Senhora das Graças,” finaliza Cinthia.
SOBRE O PROADI-SUS
O que é o PROADI-SUS?
Criado em 2009, o PROADI-SUS busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de parcerias estratégicas entre o Ministério da Saúde e seis hospitais de excelência sem fins lucrativos, que são referência nacional e internacional em qualidade médico-assistencial:
Até 2022, o programa executou 750 projetos, mobilizando R$ 7,9 bilhões de recursos próprios dos hospitais filantrópicos para aprimorar o SUS. Esses recursos provêm da imunidade tributária (PIS, COFINS e Cota Patronal do INSS) dos hospitais participantes, revertendo diretamente em benefícios à saúde pública.
Os projetos desenvolvidos abrangem:
Assessoria de Comunicação – HNSG