Gisele Adriana de Souza, nutricionista clínica do HNSG, destaca o papel vital da nutrição na recuperação dos pacientes e a importância de respeitar as dietas e restrições alimentares no ambiente hospitalar.
A nutrição é um elemento essencial para a saúde de todos, mas em um ambiente hospitalar, sua importância se torna ainda mais evidente. Gisele Adriana de Souza, nutricionista clínica e coordenadora da equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), fala sobre como sua escolha pela nutrição começou como um objetivo de vida e se tornou uma verdadeira descoberta ao ingressar no hospital, onde ela atua há 16 anos.
O HNSG conta hoje com 7 nutricionistas, que realizam um trabalho minucioso que vai desde a triagem e avaliação nutricional até o acompanhamento diário dos pacientes; sendo: Cintia Belino (Responsável pelo Setor de Nutrição e dietética) Gisele (Nutricionista clínica e coordenadora: assistência aos pacientes internados no CTI adultos e gestão de equipe), Kelly Siqueira (Oncologia) Sidnelle Franco (UIA), Naiara Marques (UTI Neonatal e Pediatria) Bárbara Mussolini (TRS – tarde), Camila Andreata (TRS – manhã).
A nutricionista ressalta a importância de respeitar as dietas e restrições alimentares dos pacientes hospitalizados. “Respeitar as dietas em ambiente hospitalar favorece uma recuperação rápida e plena, além de dar segurança ao paciente”, destaca Gisele. Ela alerta que alimentos trazidos de fora, embora oferecidos com boas intenções, podem ser prejudiciais à saúde do paciente, por serem potenciais fontes de contaminação e muitas vezes inadequados às necessidades nutricionais dos internados.
Além disso, Gisele destaca os riscos associados ao jejum prolongado, que pode levar a complicações como fraqueza muscular, hipoglicemias, falta de concentração e desnutrição. No HNSG, o Projeto Acerto é uma iniciativa que busca acelerar a recuperação pós-operatória, garantindo que os pacientes recebam alimentação adequada no período perioperatório.
O compromisso de Gisele e sua equipe é claro: garantir que a nutrição hospitalar seja uma aliada fundamental na recuperação dos pacientes, proporcionando-lhes a melhor assistência possível para uma recuperação segura e eficiente.