Com estrutura e disponibilidade, hospital já realizou mais de 1.100 procedimentos e está apto a aumentar a assistência em contracepção definitiva para a população.
O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) assinou, no dia 30 de abril de 2024, o 3º Aditivo ao Contrato nº 125/2023 com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de expandir e qualificar a assistência hospitalar nas especialidades de laqueadura tubária e vasectomia. O novo aditivo prevê a realização de 1.000 laqueaduras e 700 vasectomias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Até julho deste ano, o hospital já realizou 404 laqueaduras e 758 vasectomias, mostrando sua capacidade operacional e estrutura para atender à crescente demanda. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde deverão manifestar a vontade de realizar um desses procedimentos, que são métodos contraceptivos definitivos.
Importante destacar que conforme estabelecido pela Lei nº 14.443/2022, que rege a esterilização voluntária no Brasil, é obrigatório um prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação de interesse e a realização do procedimento. Essa medida visa garantir o planejamento familiar adequado e a conscientização dos pacientes sobre os métodos contraceptivos definitivos.
Com uma equipe altamente capacitada e infraestrutura disponível, o HNSG está preparado para realizar os atendimentos com excelência e contribuir significativamente para a promoção da saúde e planejamento familiar da população.