Celebrar 25 anos de ordenação presbiteral é um marco de grande importância na vida de qualquer sacerdote. Para Dom Francisco Cota, essa celebração é ainda mais especial, refletindo uma trajetória repleta de dedicação, fé e um profundo compromisso com a comunidade.
Em uma entrevista exclusiva, Dom Francisco compartilha suas inspirações, desafios e alegrias ao longo desses anos de serviço à Igreja.
Desde cedo, Dom Francisco sentiu o chamado para o sacerdócio, influenciado pela família e pela convivência com sacerdotes. Esse ambiente inspirador foi crucial para o despertar de sua vocação. “A inspiração e o chamado para ser padre se deu por meio do engajamento de minha família nas atividades da Igreja e pela proximidade e convívio de alguns sacerdotes em minha adolescência”, relembra.
Quando questionado sobre os maiores desafios de ser padre e bispo, Dom Francisco responde com humildade: “Não vejo grandes desafios, considero a exigência de dar um bom testemunho um propósito sempre desafiador.” Para ele, a maior alegria ao longo desses 25 anos é a acolhida calorosa nas paróquias e dioceses onde exerce seu ministério. “A alegria de ser sempre bem acolhido nas paróquias, e agora dioceses, onde sou chamado a exercer o ministério.”
Em seu ministério, Dom Francisco dedica-se especialmente às atividades voltadas para o cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade social, áreas onde ele percebe maior progresso na Igreja. Ele também destaca as responsabilidades fundamentais de um sacerdote: “Cuidar do atendimento das pessoas na dimensão espiritual e humana.”
A importância de preparar e inspirar novos jovens para o ministério sacerdotal é um tema caro a Dom Francisco. “Consiste em atender ao mandato feito por Jesus de despertar novos operários para a Messe, isto é, anunciadores do Evangelho.” Ele também acredita que a Igreja deve participar da vida política da cidade, conscientizando as pessoas sobre suas responsabilidades individuais e coletivas em prol do bem comum.
Ao refletir sobre esses 25 anos, Dom Francisco expressa sua gratidão:
“Dedico esta comemoração a todas as pessoas que me apoiaram ao longo destes 25 anos de Sacerdócio. Só tenho a agradecer por tudo que fizeram por mim com ternura e generosidade.”
CERIMÔNIA NO DIA 01 DE AGOSTO
Local: Igreja Matriz de Sant’Ana. Sete Lagoas – R. Santana, 293 – Boa Vista, Sete Lagoas
GENEROSIDADE EM AÇÃO
Como parte das comemorações do Jubileu de Prata de Dom Francisco, a Irmandade Nossa Senhora das Graças está promovendo um ato de solidariedade. Durante o evento, será montada uma tenda do hospital para recolher doações de arroz, feijão e leite, itens essenciais no cotidiano do hospital. “Sua presença será de fundamental importância, e juntamente com a sua generosidade formará um par perfeito. Participe!”