Você sabia?
A assistência à saúde do paciente acometido ou com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da COVID-19, é realizada por uma equipe multidisciplinar com intuito de tratar os sintomas da doença o mais precoce possível, evitando piora do quadro clínico do paciente?
ATENDIMENTO UTI COVID
Prezando pela qualidade da assistência e seguindo normativas destinadas a cada setor, o HNSG iniciou os atendimentos da UTI COVID (22/07/2020), com 10 leitos destinados exclusivamente aos usuários do SUS, com equipe assistencial formada por:
24 técnicos de enfermagem;
5 enfermeiros;
15 médicos;
5 fisioterapeutas;
1 nutricionista;
1 fonoaudióloga
1 técnica de enfermagem para hemodiálise;
2 secretárias;
2 serventes de limpeza.
Nesta unidade, foram internados os pacientes com acometimentos mais graves e que necessitam de cuidados intensivos 24h/dia, além de exames rotineiros e de alto custo, como a Tomografia.
ATENDIMENTO ENFERMARIA COVID
Da mesma forma, e com o mesmo zelo, os 24 leitos de enfermaria foram montados e disponibilizados (9º andar – 27/03/2020 e 8º andar – 16/07/2020) para atendimento aos pacientes com quadro clínico menos grave, mas que necessitavam de assistência à saúde, por alguma descompensação clínica.
Neste setor, a equipe foi composta por:
- 12 técnicos de enfermagem;
- 5 enfermeiros;
- 1 fisioterapeuta;
- E avaliação de nutricionista, fonoaudióloga, assistente social e psicóloga, sempre que necessário.
ATENDIMENTO PACIENTE COVID – UTI E ENFERMARIA
Diversas equipes se desdobraram para ampliar os protocolos e rotinas de trabalho aos novos setores, contribuindo para boas práticas na assistência ao paciente, como o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NHE), Serviço de Dietética e Nutrição, Serviço de Diálise, Setor de Internação e Recepção e Faturamento.
Além da alta demanda de Recursos Humanos, o paciente em cuidados médicos contra a COVID, utilizam, intensamente, equipamentos médicos-hospitalares específicos, como:
- bomba de infusão;
- máscaras de alta concentração de oxigênio;
- monitores multiparâmetros completos; aspiradores de secreção;
- umidificadores;
- entre outros.
Para proteção da equipe assistencial são utilizados vários insumos em grandes quantidades, como:
- sondas de aspiração;
- sondas vesicais;
- luvas de procedimento e cirúrgicas;
- aventais descartáveis e impermeáveis;
- máscaras N95 e cirúrgica;
- materiais para higienização do ambiente e das mãos, álcool gel, etc;
- bem como inúmeros medicamentos, em muitas vezes em altas doses, como analgésicos, sedativos, anestésicos, antibióticos, corticóides e soluções hidroeletrolíticas.
Portanto, o HNSG conta com uma equipe preparada tecnicamente para atendimento aos pacientes acometidos ou com suspeita a COVID-19, visando a qualidade e segurança do paciente.