HNSG - História de Filantropia

A Irmandade de Nossa Senhora das Graças – INSG é uma associação religiosa, civil, de utilidade pública, filantrópica e sem fins lucrativos, de caráter beneficente e de assistência à saúde. É mantenedora do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).

A INSG foi reconhecida de fins filantrópicos pelas autoridades públicas competentes e declarada de utilidade pública através do Decreto Federal de 1972.

Hoje o HNSG é o sétimo maior prestador SUS do Estado de Minas Gerais, mantendo uma importante gama de serviços à população. A instituição presta atendimento à Comunidade sem qualquer distinção ou preconceito de cor, nacionalidade, credo religioso ou convicção política.

Além de Sete Lagoas, atende a pelo menos 35 municípios circunvizinhos, onde residem cerca de 650 mil pessoas.

O HNSG tem no seu escopo de prestação de serviços, o SUS, Alta e Média Complexidade e Sistema Suplementar de saúde como seus tomadores de serviços.

No que tange ao SUS, o HNSG presta serviços na Alta e Média Complexidade, Ambulatorial e Hospitalar.

Na Alta Complexidade Ambulatorial, se destacam serviços de sessões de diálise (terapia renal substitutiva), tratamento de oncologia (quimioterapia), cateterismo e tomografia computadorizada.

Na Alta Complexidade Hospitalar se destacam a Cirurgia Cardiovascular, Intervencionista, Neurológica e Oncológica, além de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal, que são serviços exclusivos na rede assistencial na qual a instituição está inserida.

Na Média Complexidade Hospitalar, é a única maternidade da região, presta serviço de internação nas especialidades de clínica médica, cardiologia, oncologia, nefrologia, pediatria entre outros, de cirurgias eletivas em diversas especialidades, como angiologia, urologia, cirurgia geral, ginecologia entre outras.

No atendimento ambulatorial da média complexidade, está inserida a prestação de serviços como atendimento de urgência em atenção especializada em obstetrícia, consulta médica especializada em cardiologia, neurocirurgia, cirurgia cardiovascular, oncologia clínica, nefrologia, exames especializados, teste ergométrico, monitoramento pelo sistema Holter 24h (3 canais), emissão otoacústicas evocadas para a triagem auditiva e avaliação auditiva comportamental.

No sistema de saúde suplementar o HNSG se desponta como o principal prestador de serviços hospitalares no âmbito regional.