6 ANOS DA CAGEP

Dia 30 de junho a Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera do HNSG completa 6 anos desde sua abertura em 30 de junho de 2014. É com muita satisfação que comemoramos esta data!

A Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera – CAGEP foi criada visando atendimento das necessidades de melhoria da assistência à gestante com algum risco clínico e ou social, bem como àquelas que estão na fase latente de trabalho de parto, mas que não justifica uma internação. Além das gestantes, a casa realiza o acolhimento de puérperas (mães cujos recém-nascidos encontram-se internados na UTI neonatal), realizando o atendimento de várias mulheres da cidade e região.
Situada à rua Maestro Paizinho, 439 – Chácara do Paiva, Sete Lagoas, a casa conta com uma estrutura ampla e aconchegante, com uma recepção, consultório, 04 quartos, 02 banheiros, sala de estar/jantar, cozinha, área de lavanderia, varanda ampla na frente e nos fundos da casa.
A CAGEP é um espaço de acolhimento que visa reduzir a morbidade e mortalidade materna. As gestantes e as puérperas são acolhidas 24h por dia pela equipe de enfermagem, todos os dias da semana, onde realizam todas as refeições diárias, tem acompanhamento médico e multidisciplinar de acordo com as demandas. Lá, as gestantes e puérperas são monitoradas 24 horas por dia com aferição de pressão, ausculta coraçãozinho do bebê, glicemia capilar, etc, e recebem todas as refeições diárias.
A CAGEP atende a mulheres de Sete Lagoas e dos 34 municípios da região, obedecendo critérios e resoluções do Ministério da Saúde, possui uma estrutura para acolher a paciente de forma humanizada, oferecendo cuidados necessários através de uma equipe multidisciplinar. Essa estrutura é mantida pelo HNSG que acolhe essas pacientes de forma humanizada e oferecendo cuidados necessários as gestantes. As gestantes são selecionadas por indicação médica e as puérperas, após avaliação dos assistentes sociais do HNSG.