Unidade pediátrica do HNSG ganha biblioteca

Publicado em 21 mar 2016 por Bárbara Araújo

Foi inaugurada na tarde do dia 18 de março, sexta-feira, a biblioteca “A Hora da História”. Uma geladeira foi adaptada para receber livros infantis que vão servir a pacientes da Pediatria e da UTI Neonatal.

A ideia de equipar as alas que atendem a crianças no Hospital com uma biblioteca surgiu há cerca de um ano por iniciativa de Bárbara Freitas, integrante do grupo Patrulha da Alegria e do grupo de contação de histórias “A Hora da História”. Ela já havia conseguido realizar o projeto na unidade do Hemominas em Sete Lagoas e, então, procurou a Irmandade Nossa Senhora das Graças para estender a amplitude da ideia. A partir daí, Bárbara recebeu a ajuda do departamento de Comunicação Social do hospital, que também intermediou o contato com outros parceiros, sem os quais o projeto não teria saído do papel.

A ideia inicial, segundo Bárbara, era que a biblioteca fosse montada em sacolas de tecidos, que ficariam penduradas no teto da recepção da UTI Neo. No entanto, por razões de segurança hospitalar, dada a dificuldade de higienização do material, foi preciso mudar os planos. “Foi então que o vereador Caramelo e o Leleco, que idealizou uma geladeira cultural na porta da casa dele há alguns anos, aqui em Sete Lagoas, entraram em cena”, relembra Bárbara. “A geladeira do Leleco, assim como os livros, foram roubados, então nós seguimos com a ideia instalando as bibliotecas em locais onde haja mais segurança”, relata o vereador, que alimenta o sonho de espalhar o projeto por praças e ruas da cidade. Aprovada pela Comissão de  Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, a ideia da geladeira-biblioteca começou a se tornar realidade.

Foi Leleco quem doou a geladeira, que posteriormente foi preparada para receber uma identidade visual alegre e chamativa por um recuperando da APAC. Em seguida, grafiteiro Felipe Souza Oliveira foi incumbido de colocar sua arte na peça. Os livros, que já estão à disposição dos pacientes, foram fruto de um trabalho coletivo e intenso que envolveu os setores de Captação de Recursos e Comunicação e a Associação das Voluntárias do HNSG, além de pessoas que abraçaram a ideia, como a secretária Municipal de Educação Mércia Diniz Souza, a fundadora do Grupo Sabedoria, Rosana Robini e empresas como Bookafé e Distribuidora Pnae, além de pessoas físicas, que também contribuíram com doações de livros.

Durante a cerimônia de inauguração um lanche especial foi preparado pela equipe de Nutrição do Hospital. Além dos apoiadores, estavam presentes pacientes e funcionários de diversos setores. A presidente do Conselho Gestor da INSG, Patrícia Alves Costa Machado agradeceu os esforços de todos que contribuíram com a realização do projeto e disse que espera vê-lo também em outras áreas do hospital. Bárbara Freitas também agradeceu o fato de o HNSG abrir as portas para sua ideia. Aos domingos, ela e seu grupo farão sessões de contação de histórias para os pacientes da pediatria.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados