Residentes são parabenizados pelo prefeito Leone Maciel e convidados

Publicado em 13 fev 2017 por Bárbara Araújo

Residencia_00072Na noite do dia 10 de fevereiro os formandos da segunda turma da Residência Médica do HNSG foram recebidos no auditório da Unifemm pelo magnífico reitor Dr. Antônio Bahia, pelo prefeito Leone Maciel, pelo presidente do Conselho da INSG Heber Henrique Moreira e pelo secretário municipal de Saúde Magnus Eduardo Oliveira da Silva.

Também estavam presentes na cerimônia o representante do Conselho Fiscal da INSG e presidente da FEMM Adélio Araújo, os médicos Dr. Aloísio Marques do Nascimento, Coordenador da COREME, Dr. Rogério Vicente Ferreira, Vice-coordenador da COREME, Dr. Sylvio Silvestre, Diretor Clínico do HNSG e a enfermeira Adriana Sales, coordenadora da Diretoria Técnica do HNSG.

Cinco novos médicos se tornaram oficialmente especialistas em suas respectivas áreas. Na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia o Dr. Enilton Barbosa foi o primeiro residente a se formar pelo HNSG. Ele completou o curso que teve três anos de duração. Com dois anos de curso se formou a segunda turma de duas especialidades: Clínica Médica, com a Dra. Luana Porto e o Dr. Ricardo Fortes; e Pediatria, com as Dras. Fernanda Fagundes e Viviane Ribeiro.

 

O Programa de Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização. Mais do que uma iniciativa que confere ao médico residente o título de especialista, o Programa de Residência Médica é pré-requisito para transformar uma instituição de saúde em um Hospital de Ensino.

Durante a cerimônia alguns convidados da mesa, preceptores e formandos foram convidados a discursar sobre a experiência vivida nos últimos anos, além do orgulho em fazer parte dessa vitória.

O prefeito Leone Maciel felicitou os formandos e afirmou “que o amanhã será melhor com os cinco novos especialistas que se formaram no nosso meio.  Eu preciso da Irmandade para juntos construirmos uma história diferente, para juntos resgatarmos a credibilidade perdida, para juntos falarmos que Sete Lagoas nasceu para o alto”.

O presidente da INSG também falou aos formandos, médicos e preceptores. “Para a Irmandade e o Hospital Nossa Senhora das Graças é uma honra poder participar da formação desses novos especialistas porque isso reafirma o nosso compromisso e a nossa vocação em cuidar da saúde das pessoas. E isso não seria possível sem o comprometimento e a participação de todos os outros profissionais, médicos ou não, envolvidos na formação desses jovens”, afirmou Heber Moreira.

O Doutor Aloísio Nascimento, que é o coordenador do programa de Residência Médica do HNSG e se dedicou firmemente para que a Residência fosse uma realidade, afirmou durante a cerimônia que a implantação desse programa só engrandece hospital. “Com a residência médica, percebemos um incremento na qualidade de atenção nos cuidados com o paciente internado no HNSG”.

A preceptora Dra. Luciana Andreata emocionou a plateia ao parabenizar os residentes da clínica médica. “Para nós, preceptores, é um privilegio viver essa transformação ao lado de vocês e nos transformar um pouco a cada ano. A vitória de cada um de vocês é também um pouco nossa. Espero que vocês levem um pouco do Hospital Nossa Senhora das Graças com vocês, pois estão deixando muito de vocês com a gente”, disse.

O formando Dr. Ricardo Fortes ao discursar agradeceu aos médicos, preceptores, colaboradores do HNSG e familiares. “Tenho orgulho de falar que tudo valeu a pena”.

O reitor do Centro Universitário de Sete Lagoas, ao fechar a cerimônia, fez questão de ressaltar a importância dos médicos do HNSG, que mesmo diante das dificuldades, se esforçam participando ativamente da formação e qualidade da medicina na cidade. “Vi aqui hoje o testemunho vivo da realização de um sonho. Eu me sinto particularmente feliz de ver essa etapa vencida, não só por acreditar na educação, mas principalmente por ver no papel dos médicos especialistas uma grande e poderosa alavanca para melhoria da qualidade de vida de todos”.

No HNSG existe uma comissão que é responsável por todo esse trabalho. Ela é formada pelos médicos Dr. Rogério Vicente de Lima Ferreira, Dra. Luciana dos Santos Andreata, Dra. Flavia Lima Nogueira, Dra. Cintia Aparecida dos Santos Oliveira, Dra. Luciane Lopes Freire Sader, Dra. Dilma Elizabeth de Carvalho e Dra. Mariane Avelar de Aquino. Eles foram lembrados pelo presidente da INSG, Heber Moreira, durante seu discurso. “Agradecemos a vocês e a todos os médicos que acompanharam de perto e tanto contribuíram para essa formação”.

Residência Médica no HNSG

O Programa de Residência nasceu de um esforço conjunto de pessoas ligadas à INSG e ao Unifemm, que com sua tradição educacional, também contribuiu de forma ímpar para essa realização. Depois de meses de trabalho incansável, finalmente, em janeiro de 2014, foi aberto o edital para a seleção de médicos residentes em três especialidades: Clínica Médica, que possui duas vagas, Pediatria, com três vagas e Ginecologia/Obstetrícia duas vagas. O Programa é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação.

Durante dois anos os residentes passaram por módulos estruturantes e recebem uma grade teórica de 54 aulas teóricas (por ano), grupos de discussão de casos, corridas de leitos, provas escritas e de múltipla escolha a cada três meses bem como elaboração de trabalho científico apresentado no final do curso. Eles também foram avaliados a partir de sua conduta ética e de formação moral.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados