Novo bispo diocesano de Sete Lagoas é nomeado pelo papa Francisco

Publicado em 21 set 2017 por Bárbara Araújo

O Santo Padre, o Papa Francisco, acaba de nomear o novo Bispo de Sete Lagoas na pessoa de Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, até agora Bispo Diocesano de Teófilo Otoni.

Ele sucede a Dom Guilherme Porto, que, em conformidade ao Cânon 401 §1º do Código de Direito Canônico, pediu renúncia após completar 75 anos. A Diocese de Sete Lagoas, através do setor de comunicação, agradece a Dom Guilherme pelos 18 anos de dedicação ao povo de Deus e deseja a Dom Aloísio êxito em sua nova missão.

Dom Aloísio foi ordenado bispo no dia 25 de março de 2006. Natural do Rio de Janeiro (RJ), ele nasceu em 23 de abril de 1955. Fez filosofia em Brusque (SC) e teologia no Instituto Teológico de Taubaté (SP) e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS), em Belo Horizonte. Estudou ainda sociologia, comunicação, direito e Pastoral Familiar na Escola Superior de Estudos Sociais em Brusque (1977 – 1980). Seu lema episcopal é “Revestido de profunda misericórdia”. Atualmente Dom Aloísio era bispo na Diocese de Teófilo Otoni de onde veio transferido.

Histórico do novo bispo

Dom Aloísio Jorge Pena Vitral nasceu em 23 de abril de 1955, no Rio de Janeiro (RJ). Ainda bem pequeno e em companhia dos pais, Newton Gonçalves Vitral, já falecido, e Júlia Pena Vitral, e do irmão mais velho mudou-se para Bom Jardim de Minas (Zona da Mata), onde foi batizado. Em 1958, a família foi para Juiz de Fora e, quando Aloísio tinha apenas 5 anos de idade, mudou-se para Belo Horizonte.

Posse

A posse Canônica de Dom Aloísio está programada para ser realizada em 16 de dezembro de 2017, às 10h, em Sete Lagoas. O momento alto da Posse Canônica é a leitura da Bula Pontifícia assinada pelo Santo Padre, o papa Francisco.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados