INSG reinaugura UTI Neonatal reformada em 15 dias por meio de doações

Publicado em 3 maio 2017 por Bárbara Araújo

testeFoi reinaugurada a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) na manhã​ dessa terça feira (2). O espaço foi revitalizado por meio da ação do Projeto Intersetorial em Prol do Atendimento (PIPA) e de doações de diversos parceiros. A obra aconteceu em tempo recorde. Em apenas 15 dias, prazo liberado pela Vigilância Sanitária, foi trocado o teto e ambientado o salão.

 

Estavam presentes o presidente do Conselho de Administração da INSG, Heber Henrique Moreira; o membro do Conselho e Coordenador da Rede de Proteção da INSG, Adélio Araújo; o empresário Antônio Pontes; os vice-presidentes do Conselho de Administração da INSG Ivan Viana Alves e José Augusto Vasconcelos Marques; os secretários do Conselho de Administração da INSG  José Carlos Verdolin e Nilo Antônio de Oliveira Campos; os membros do Conselho Fiscal, Márcio Antônio Lanza, Acil José de Gouveia, Antônio Geraldo Barcelos e Getúlio Silva Labbate; o diretor geral da INSG, Cleber Amorim; o diretor Administrativo e Financeiro da INSG, Fernando Fernandes; o diretor técnico, Cleber Valadares; o Capelão da INSG, Padre Israel, e membros da Associação de Voluntárias Senhora das Graças (AVOSG).

 

Estavam presentes ainda a coordenadora de Comunicação e Marketing da INSG, Barbara Cardoso; a gerente de Operações, Daylane Sales; a coordenadora da Diretoria Técnica, Adriana Sales, a enfermeira coordenadora da UTI Neo, Lilia Borelli, a enfermeira coordenadora da Pediatria, Liliam Laurenti; a Responsável Técnica da Enfermagem, Danielle Raid; as médicas Dra. Dilma Elizabete de Carvalho e Renata Torres Brant;

 

Também compareceram representantes da OMR Componentes Automotivos, a arquiteta Regina Márcia, os representantes da Gellak, Vagnaldo Geraldo Fonseca e Fernanda; representantes do Grupo A Hora da História, representantes do CDL, Geraldir Carvalho Alves  e Vanessa; representante da SMS, Pedro Raimundo Vieira, e a jornalista Ana Amélia Maciel.

 

A cerimônia se iniciou com a fala do presidente do Conselho de Administração da INSG que agradeceu pelo um ano de mandato e pela alegria do HNSG estar a 137 anos de portas abertas para servir. “Uma manhã como esta é que nos alegra e enche de esperança para continuar, ver pessoas realmente dispostas a amar ao próximo, principalmente aos mais necessitados”, ressalta.

 

O pioneiro em unir forças para fazer o PIPA voar foi o Coordenador da Rede de Proteção da INSG, Adélio Araújo. Em sua fala aos presentes, Adélio expressou sua alegria e agradecimento pelo início da etapa na Pediatria. “Nós temos que arregimentar todas as forças, todos os segmentos da nossa sociedade em prol da saúde de Sete Lagoas e da salvação de vidas”, analisa.

 

A coordenadora de Comunicação e Marketing da Irmandade Nossa Senhora das Graças (INSG), Barbara Cardoso, apresentou o PIPA, a atuação dele na UTI Neo e lançou a nova etapa que é a reforma do setor de Pediatria. O PIPA surgiu após a ação independente da designer de interiores Sylvia Letícia de Araújo que por gratidão ao HNSG mobilizou amigos e conseguiu em um mês reformular as áreas de lazer e convivência da Pediatria.

 

Após a apresentação e agradecimentos aos parceiros, o Capelão da Irmandade, Padre Israel, realizou uma benção na entrada da UTI Neo reinaugurando oficialmente o setor.

 

Porque reformar a UTI Neo agora?

 

Tudo começou em setembro de 2015, quando o setor de Operações realizou uma análise de riscos e, com o resultado, solicitou a reforma e a interdição de alguns leitos por causa de goteiras. Diante da diminuição significativa de leitos em 2016, a empresa OMR Componentes Automotivos deu o primeiro passo para início da obra e doou um novo telhado para o complexo da UTI Neonatal.

 

Como foi o processo da reforma?

 

Foi desenvolvido um projeto junto à Vigilância Sanitária (VISA) para adaptar temporariamente a UTI Neo em outro ambiente, com o objetivo de manter a assistência preservada. Uma grande mobilização foi realizada para possibilitar essa mudança do setor para um local provisório de 28 de março a 11 de abril deste ano. A utilização de mão de obra interna reduziu os custos da obra e contribuiu para a execução mais rápida.

 

A enfermeira coordenadora da UTI Neo, Lilia Borelli, tinha o sonho de preencher o ambiente frio da UTI com cores e motivos do fundo do mar, ficando mais agradável e acolhedor para os acompanhantes dos bebês. Lilia pediu ajuda para a coordenadora de Comunicação e idealizadora do PIPA, Barbara Cardoso, e do setor de Operações para dar sequência ao projeto e colocar a proposta em prática.

 

A obra do telhado foi concluída em tempo recorde, apenas três dias, possibilitando que ainda no período autorizado pela VISA fossem realizadas as melhorias na ambientação. O salão da UTI Neo foi todo pintado com tintas doadas pela Associação das Voluntárias Senhora das Graças (AVOSG).

 

Para completar a ambientação, foi doado pela Gellak, JR Gráfica e Aliança Assessoria a plotagem em adesivo vinílico das ilustrações doadas pela publicitária Michelle Rocha. Os bebês já estão acomodados em um espaço mais aconchegante para seus primeiros dias de vida. E em breve receberão os polvos de crochê doados pela Nuvem Moda Baby.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados