Revalidação: HNSG mais próximo de se tornar hospital de ensino

Publicado em 29 jan 2016 por Bárbara Araújo

 

 

site

Todos os anos, milhares de pessoas deixam o Brasil para cursar medicina em universidades estrangeiras. Para esse médico formado no exterior obter o registro no CRM, ele precisa participar do Revalida, exame que o brasileiro ou outro cidadão de qualquer nacionalidade, que fez medicina em outros países, necessita realizar para poder validar sua formação e, assim obter o CRM Registro Profissional em algum dos Conselhos Regionais de Medicina. Ele é organizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com a Secretaria de Educação Superior, com o Ministério da Saúde e o Ministério de Relações Exteriores, desde 2010.

Na segunda feira, dia 25 de janeiro, 28 internos de medicina iniciaram as atividades do Internato no HNSG, eles serão acompanhados pela equipe médica do hospital, os chamados preceptores, que deverão estar presentes durante todo o tempo, acompanhando e avaliando o aluno.

A ação é resultado de uma parceria entre o ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, a UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso, o HNSG, um dos campos de estágio da unidade de ensino e o deputado estadual Ricardo Faria. A estratégia está prevista no ProREF – Programa de Recuperação Econômico-Financeira da instituição, e tem efeitos a médio prazo. Entre eles, a evolução na qualificação do hospital junto ao SUS, melhorando o nível de repasses e o mais importante: é mais um passo do HNSG para credenciamento junto ao MEC como Hospital de Ensino, ação que começou a ser desenvolvida no final de 2012.

Os internos estão matriculados no ITPAC e foram recebidos pelo superintendente da INSG, Dr. Felipe Toledo, e pelo diretor técnico, Dr. Felipe Massote. Após uma visita guiada pelas dependências do HNSG, os internos foram encaminhados às atividades pelos seus preceptores, que serão responsáveis por guiar e orientar as especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Obstetrícia e em parceria com a Secretaria de Saúde um grupo irá às unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família) da cidade. A cada três meses será feita uma rotação entre estas cinco especialidades.

 

Preceptores

Grupo 1 – Clínica Médica

Preceptores: Dr. Henrique Vianello e Dr. Danilo Miranda

Grupo 2 – Pediatria

Preceptor: Dr. Áureo Gaudêncio Filho

Grupo 3 – Cirurgia geral

Preceptor: Dr. Caio Dutra

Grupo 4 – Obstetrícia

Preceptor: a definir

Grupo 5 – ESF

Dr. Aluísio Cabral

 

Revalida

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira – Revalida, foi instituído por meio da Portaria Interministerial nº 278, de 17/03/2011, nos termos do art. 48, § 2º, da Lei nº 9394, de 1996. O exame foi criado tem como objetivo unificar o processo de revalidação em consonância com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina. Antes do Revalida, cada instituição de ensino superior estabelecia os processos de análise seguindo a legislação.

Enquanto o médico não for aprovado e não obtiver a revalidação do diploma pelas instituições do ensino público, ele fica impedido de atuar no país. Se um médico for reprovado no Revalida, ele pode se inscrever para fazer o exame do ano seguinte.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados