HNSG recebe novamente visita de estudantes do VER-SUS/Brasil

Publicado em 2 fev 2015 por Suporte
Jovens do VER-SUS/Brasil em visita ao HNSG

Jovens do VER-SUS/Brasil em visita ao HNSG

O HNSG voltou a receber a visita de estudantes do VER-SUS/Brasil no dia 21 de janeiro. A primeira vez que o HNSG recebeu o projeto foi em 11 de julho do ano passado. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde junto à Associação Brasileira da Rede Unida, o CONASS, o CONASEMS, a UNE, a FIOCRUZ e a UFRGS para qualificar a formação de profissionais de saúde engajados, críticos e mobilizados para a radical melhoria do sistema de saúde dos brasileiros.

Além de contribuir para a formação em saúde, o VER-SUS/Brasil também tem se materializado como uma boa oportunidade para que gestores e trabalhadores reflitam sobre seus saberes e práticas no cotidiano do trabalho ao receberem os “viventes” (apelido dado aos alunos participantes no projeto). Isto porque, a experiência cumpre o desafio de por em diálogo gestores, profissionais, pesquisadores, acadêmicos e usuários ao longo dos dez dias em que os viventes visitaram a rede de saúde de Sete Lagoas pela segunda vez.

Sete Lagoas recebeu 19 estudantes divididos em 2 grupos, entre eles alunos de psicologia, farmácia, odontologia, biomedicina e medicina de diversas regiões do Brasil.

Além do HNSG eles visitaram Hospital Municipal, Policlínica, CREAS, CRAS, Centro de Zoonoses, a horta comunitária entre outros campos para observar e pesquisar a situação do Sistema Único de Saúde no município de Sete Lagoas.

As visitas dos alunos ao sistema de saúde contam sempre com a figura de um “facilitador”, responsável por mediar e promover debates sobre assuntos pertinentes e por dar fluxo ao cronograma de trabalho construído coletivamente entre os envolvidos. Nesta visita o grupo foi orientado pelos facilitadores Talisson Leite, estudante de Humanidades com ênfase em Pedagogia e Bárbara Araújo Moreira,que estuda Psicologia, em Pará de Minas.

O facilitador age como interlocutor entre a coordenação nacional do projeto, as secretarias e universidades participantes e os estudantes inscritos na vivência. As coordenações locais das iniciativas VER-SUS/Brasil e os trabalhadores dos sistemas locais também são fundamentais para as Vivências, assim como os demais movimentos sociais.

Como promover o VER-SUS/Brasilem seu Estado ou região?

Se você é gestor, docente ou estudante preocupado com a radical melhoria da Saúde dos brasileiros, não deixe de levar o VER-SUS/Brasil para o seu Estado ou região para contribuir com a ampliação do debate para o fortalecimento do SUS. As secretarias de saúde e as instituições de ensino deverão demonstrar interesse em promover o programa por meio da adesão ao projeto junto ao Ministério da Saúde. No termo de adesão, estará registrado o conjunto de compromissos assumidos entre as partes para viabilizar a vivência. Detalhes sobre o termo de adesão podem ser acessados em versus.otics.org. Para contato com a Coordenação Nacional do VER-SUS/Brasil – Rede Unida, ligue (51) 3391-1252.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados