HNSG recebe comissão de avaliação da UFMT

Publicado em 5 set 2016 por Bárbara Araújo

aaO HNSG recebeu, no dia 29 de agosto, a visita de uma comissão avaliadora da Universidade Federal do Mato Grosso, credenciada pelo Ministério da Educação para receber estudantes estrangeiros em processo de complementação de carga horária para obtenção de diploma de medicina.

Em janeiro deste ano, o HNSG recebeu 28 estudantes de Medicina que, para conseguirem um diploma válido no Brasil, precisam complementar a carga horária do curso. Os acadêmicos são bolivianos, paraguaios, argentinos, cubanos, uruguaios e também brasileiros que vivem na região Norte do país e encontram, nas universidades de países vizinhos, condições mais favoráveis para estudar. O programa é um parceria entre o HNSG, o ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto e a UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso.

Durante a visita, a comissão de avaliação conversou com os estudantes, abordou colaboradores do HNSG e também os preceptores, médicos que são responsáveis pelo acompanhamento dos acadêmicos. O objetivo da visita foi avaliar as condições de estágio e ver de perto como é a rotina dos estudantes.

Dos 28 estudantes, dois foram aprovados no Revalida, prova que reconhece diplomas expedidos no exterior e permite a prática da medicina no Brasil sem a necessidade do estágio de complementação de carga horária. Outro pediu transferência para outra cidade. Os 25 acadêmicos que continuam no HNSG até o dia 17 de dezembro vão passar, ao longo do ano, por um rodízio em Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Cirurgia Geral e Saúde da Família (essa última, realizada em ESF, fora das dependências do HNSG). Os estudos em cada especialidade duram nove semanas e culminam em avaliações teóricas e práticas.

Os futuros médicos, que chegaram ao HNSG no início do ano com uma boa bagagem teórica, mas com a prática ainda a ser desenvolvida, têm considerado positivo o estágio. Alguns deles afirmam que hoje se sentem mais seguros e preparados para a profissão.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados