HNSG promove atividades relacionadas ao Mês do Aleitamento Materno

Publicado em 10 ago 2017 por Bárbara Araújo

Na primeira semana do mês de agosto é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). A equipe de Fonoaudiologia, Nutrição e Enfermagem do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) sempre realiza atividades para celebrar essa semana. A novidade deste ano é que a programação se estendeu ao mês inteiro, fazendo de agosto o Mês do Aleitamento Materno, denominado Agosto Dourado.  O “Agosto Dourado”, mês que já é símbolo da luta de muitos pelo incentivo à amamentação, e o dourado, confirmando o seu padrão ouro de qualidade.

Programação

Com o intuito de buscar mais qualificação e melhorar ainda mais o atendimento prestado às gestantes e lactantes, as profissionais do HNSG participaram da Jornada de Atualização em Aleitamento Materno promovida pela Sociedade Mineira de Pediatria nos dias 4 e 5 deste mês. O evento aconteceu na sede da Associação Mineira do Ministério Público em Belo Horizonte e participaram as fonoaudiólogas Pâmella Sousa e Vanessa Braga, a nutricionista Priscila Castro e as enfermeiras Liliam Laurenti e Carina Fernandino.

Nos dias 9 e 10, às 10h, foi oferecido um bate-papo com café para as mães da Pediatria e UTI Neonatal com a participação também da equipe assistencial. Neste bate-papo também estarão presentes as fonoaudiólogas e nutricionistas que prestam assistência aos setores materno-infantil dando dicas e tirando dúvidas sobre a amamentação e alimentação destas lactantes. Ainda dentro da programação do Agosto Dourado, será realizado um bate-papo com as gestantes que visitam o hospital e um treinamento sobre amamentação para a equipe de técnicas de enfermagem da maternidade.

Importância do aleitamento materno

O leite materno é o alimento ideal para o bebê recém-nascido devendo ser exclusivo até os seis meses de vida. Após esse período ele deve continuar até os dois anos de idade ou mais em associação com a alimentação complementar. A amamentação é uma prática natural, capaz de trazer inúmeros benefícios para o bebê, como também para a mãe e a família.

Amamentar é um ato de amor entre mãe e bebê, mas muitas mães enfrentam dificuldades para amamentar e muitas das vezes param de oferecer o peito para a criança, por isso a importância do apoio e orientação de uma equipe multiprofissional (enfermagem, fonoaudiologia e nutrição) à este binômio.

A postura da mãe e a forma como o bebê encaixa sua boca para sucção é essencial para garantir que o bebê aproveite todos os benefícios do leite materno. Segundo a fonoaudióloga, Pâmella Sousa, a amamentação correta além de proporcionar conforto à mãe ao alimentar seu bebê, estabelece o vínculo, a criança é beneficiada pela formação adequada dos dentes, previne infecção de ouvido, diarreias e alergias, ocorre a ativação correta dos músculos responsáveis pela mastigação, preparação de sua fala e respiração pelo nariz, entre outros benefícios.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados