Germinando Atitudes reúne lideranças e abre novos horizontes para o HNSG

Publicado em 28 dez 2015 por Comunicação
No momento do plantio simbólico

No momento do plantio simbólico

Em uma manhã harmoniosa e repleta de boas energias, pessoas que representam diversas áreas da sociedade prestigiaram o evento Germinando Atitudes no HNSG. O grande destaque do dia foi a presença do grupo Caminhantes da Estrada Real, formado por 80 mulheres, que entre outras atividades mantém o projeto Árvore é Vida. Ainda esteve presente o vereador Dalton Andrade, representantes da secretária de Educação, Alessandra Casarin da Secretaria de Meio Ambiente, Abdallah Nacif, assessor do Deputado Federal Adelmo Leão, parceiros, profissionais da imprensa, conselheiros e funcionários  do hospital.

Entre as falas, a ex-deputada federal Maria Elvira, representando o grupo das Caminhantes da Estrada Real, destacou a importância das causas sociais e ações do grupo que foi reconhecido pelo governo do Estado como promotor do Turismo do Estado. Maria Elvira falou ainda, de maneira rápida, sobre a crise enfrentada pelos hospitais.

Representando o HNSG, o superintendente Dr Felipe Toledo destacou a importância da iniciativa ao buscar transformar o hospital num local de promoção da saúde. Destacou a possibilidade de contribuir com o plantio 4500 arvores por ano com os partos feitos aqui o que gera muito orgulho ao HNSG por participar do projeto.

As representantes da prefeitura focaram em suas áreas e relataram resultados importantes em parceria com o HNSG. A secretária da educação destacou a parceria para reaproveitamento nas escolas públicas de lâmpadas retiradas do hospital. Falou ainda de um projeto de estruturação da rede municipal baseado em dados estatísticos da maternidade. Alessandra Casarin explicou o funcionamento do programa e como a prefeitura vai coordenar o plantio mensalmente. Ao final do evento foram plantadas novas árvores ao redor do HNSG.

 

Como vai funcionar a parceria com o HNSG

A partir de Janeiro cada criança nascida no hospital vai receber um certificado e vai poder escolher a árvore que deseja plantar. Elas serão retiradas no Horto municipal e serão orientados por agrônomos e engenheiros ambientais que vão indicar qual a melhor espécie para a área que ele pretende plantar essa muda.

 

Cada bebê uma árvore

Sete Lagoas passará a contar dentro de pouco tempo com as ações do Programa “Uma Criança, Uma Árvore”. Na prática, o projeto fala que para cada recém- nascido na cidade, os pais deverão plantar uma muda de árvore no território municipal.

O Projeto de Lei n° 136/2011 já foi aprovado em Reunião Ordinária, realizada no dia 20 de dezembro. O objetivo da matéria, é melhorar a arborização municipal por meio do plantio de mudas de árvores para cada recém-nascido da cidade.

A proposição é originária do Anteprojeto de Lei n° 026/2009, elaborado pelo vereador Claudinei Dias (PT) e aprovado pelos demais há dois anos. Conforme informado, todos os dias nascem em Sete Lagoas.
A medida vai contribuir com as condições climáticas e o embelezamento do Município, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos. O desenvolvimento do programa, ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que vai designar o local apropriado e a espécie de muda adequada para o plantio.

 

Caminhante da Estrada Real

Entidade sem fins lucrativos que promove, realiza e coordena caminhadas com grupo de (80) mulheres, empresárias, mestras, doutoras, políticas, juízas, arquitetas, jornalistas, enfermeiras, pedagogas, artistas plásticas, advogadas, entre outros, no roteiro da Estrada Real, sempre estimulando o desenvolvimento das comunidades visitadas, atuando nas áreas de cultura, educação, meio ambiente, turismo e promovendo ações destinadas à preservação e valorização dos patrimônios históricos, artísticos e socioambientais.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados