Semana Mundial de Aleitamento Materno

Publicado em 28 jul 2016 por Bárbara Araújo

semamgd
Comemorada na primeira semana de agosto, do dia 1º ao dia 7, a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016 terá como tema o desenvolvimento sustentável. O slogan oficial utilizado para a campanha será: “Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável”.

O aleitamento materno é apontado como um dos principais fatores para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. O alimento é, comprovadamente, a maior fonte de nutrientes para o recém-nascido e colabora para a formação do sistema imunológico da criança. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que todos os recém nascidos sejam alimentados, exclusivamente por meio da amamentação, até os seis meses de idade. Mesmo assim, no Brasil, ainda temos apenas 9% das crianças em aleitamento materno exclusivo e nossa média de aleitamento é de 54 dias.amamentacao

Conscientizar sobre a importância do leite materno como alimento para o desenvolvimento saudável dos bebês é um dos objetivos da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016, além de abordar a amamentação como forma de sustentabilidade, trazendo benefícios como a redução de morbidades, da mortalidade, de desigualdades, da violência e de danos ambientais. A campanha também incentiva que, além de promover a saúde e ajudar nas relações sociais, amamentar é também segurança alimentar e nutricional.

No HNSG as equipes de fonoaudiologia e nutrição estão preparando uma ação especial para marcar a semana. No dia 02 de agosto, das 14h às 17h, será montada uma tenda em frente à capela do hospital para promover orientação e esclarecimento de dúvidas relacionadas à amamentação. A ação será aberta a toda a comunidade que queira participar.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados