Enfermeiro do HNSG homenageado pelo COREN-MG

Publicado em 30 maio 2016 por Bárbara Araújo

clebio

Há dois anos, na Intranet no HNSG, mostramos uma ação de tocar o coração, realizada pelo enfermeiro Clébio Dean e pelo técnico de enfermagem Cássio Palhares. Na UTI, eles utilizaram a música como elemento terapêutico para aliviar um pouco a tensão do momento difícil por qual passava um paciente. Já naquela época, os profissionais destacaram o quanto a música é importante para curar o corpo, o coração e alma.

Neste mês, o reconhecimento para esse trabalho bateu novamente à porta do enfermeiro Clébio Dean. Ele foi homenageado pelo Conselho Regional de Enfermagem – Coren, em comemoração à Semana da Enfermagem. O tributo foi em reconhecimento a esse mesmo trabalho, que Clébio continua executando no HNSG e em outros hospitais por onde já passou.

O enfermeiro, que é graduado há seis anos, continua estudando. Ele atualmente cursa Mestrado em Educação em Saúde, é professor na Faculdade Ciências da Vida e coordenador do curso técnico de Enfermagem do Anglo/Cefap. Aqui no HNSG é Enfermeiro da UIA e, na Unimed, trabalha no departamento de medicina preventiva. E mesmo com uma agenda tão apertada, ainda tem tempo para desfrutar de seus hobbies, dentre os quais, a música tem um lugar especial.

Para manter a mente e o corpo saudáveis, o enfermeiro afirma que é preciso manter a agenda bem organizada, guardando um tempo para a família, para viagens e atividades físicas. “Isso é que me deixa de certa forma tranquilo e me dá condições de conduzir atividades profissionais. Se tenho essas ações que me tranquilizam, tenho forças pra conduzir essa vida corrida”, garante.

Desde quando tinha nove anos de idade Clébio convive com a música. Começou tocando flauta, depois clarinete. Este último, ainda está presente na sua vida. “Faço parte da Orquestra da Congragação Cristâ no Brasil, com sede aqui em Sete Lagoas e isso é um grande prazer”. Violão, sanfona, teclado e pandeiro também estão entre os instrumentos com os quais Clébio tem habilidade. “Mas o mais importante disso tudo é o fato de eu poder usar essas habilidades musicais em prol da melhoria do bem estar dos pacientes. Quando a gente associa a enfermagem à música consegue perceber uma sensação de prazer, estabilidade emocional, melhora nas funções cognitivas, orgânicas e psíquicas do paciente”, afirma.

Levar música para a vida de pacientes é um trabalho que o enfermeiro já realizou, além do HNSG, no CTI da Unimed, do Hospital da Baleia e também para os idosos da Vila Vicentina. Quando o Coren tomou ciência, veio a homenagem como “Enfermeiro Talento de Minas”. A cerimônia aconteceu na sede do Conselho, em Belo Horizonte, no dia 23 de maio. “Sempre busquei não praticar só a enfermagem, mas também dividir com as pessoas um dom que Deus me deu”, complementa.

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados