Casa da Gestante do HNSG comemora um ano de sucesso

Publicado em 29 jun 2015 por Suporte

POSTFACE_1ANO_CAGEPA Casa de Apoio à Gestante de Alto Risco e Puérpera – CAGEP, estrutura de acolhimento e apoio a gestantes de alto risco, puérperas com o bebê internado na UTI-neonatal e gestantes em fase latente de trabalho de parto com residência distante do HNSG, completa um ano de existência no dia 30 de junho de 2015. Graças a este lar, neste primeiro ano de projeto, mais de 150 mulheres de toda a região de Sete Lagoas foram acolhidas e receberam assistência de uma equipe multidisciplinar.

A CAGEP é um ganho importante para o HNSG, mas, sobretudo, para a comunidade setelagoana e os municípios vizinhos, pois oferece atendimento humanizado às mulheres que precisam desse acolhimento. Neste momento de fragilidade e vulnerabilidade, elas recebem cuidados e assistência médica de uma equipe multiprofissional para o melhor controle de doenças crônicas ou adquiridas durante a gravidez, contribuindo para minimizar índices de mortalidade materna e neonatal. O projeto ainda visa contribuir com a utilização racional de leitos hospitalares, além de ser um local onde as mulheres podem descansar, assistir à televisão, lavar seus pertences e ter acesso a oficinas de culinária e artesanato, entre outras atividades.

Para o acolhimento na CAGEP, a paciente é encaminhada pela própria maternidade do HNSG ou pelo Centro Viva Vida, após avaliação médica, sendo as puérperas encaminhadas pelo Serviço Social do Hospital. O sucesso do projeto neste um ano pode ser avaliado, principalmente, pelosa próprios depoimentos positivos de diversas mães, gratas ao atendimento e, também, pelo fato de que nestes primeiros doze meses a casa da gestante não contou com nenhum óbito, o que representa uma grande vitória, considerando-se a gravidade dos casos de muitas mulheres que ali passaram. Lilliam Laurentti, a enfermeira responsável da CAGEP desde a inauguração, afirma “é com muita alegria que estamos comemorando o nosso primeiro ano, ajudando a preservar a vida”.

Em comemoração a data, será exibido um vídeo doado pela empresa Vídeo Minas para celebrar e tornar pública esta grande vitória. Aos profissionais envolvidos, ficam nossos parabéns pelas vitórias conquistadas neste primeiro ano de trabalho e os votos de que os próximos anos sejam ainda melhores, com o apoio cada vez maior de todos os profissionais e da sociedade.

Para conhecer este projeto dirija-se à Rua Maestro Paezinho, n° 439, bairro Chácara do Paiva – Sete Lagoas MG. Telefone: (31) 3771-9905 / (31) 8663-8553.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Hospital Nossa Senhora das Graças © 2014 - Todos os direitos reservados